Dermatite de contato
Quando suspeitar
Ocorrência de ardor, queimação e coceira na pele ao realizar determinada atividade ou a formação de uma lesão denominada eczema( seca, vermelha e descamativa) relacionada ao contato com alguma substância. Pode se manifestar ao primeiro contato (irritativa) como com sabonetes, detergentes e solventes, ou após uso repetido (alérgica) como costuma ocorrer com o uso de perfumes, cremes hidratantes, esmaltes de unha e medicamentos de uso tópico.
Porque tratar
É importante determinar o agente causal e eliminar o seu uso sem que haja necessidade de evitar outras substâncias não envolvidas e que fariam falta na rotina diária.
Nossa conduta
- Diagnóstico: Através da história clínica é possível determinar agentes suspeitos, e após teste de contato se faz o diagnóstico definitivo.
- Tratamento: consiste em eliminar o agente causador e restabelecer a estrutura da pele afetada.
- Prevenção: personalizada para cada paciente e agente causador. Sempre evitar o agente irritante ou alergênico que desencadeou a dermatite. Usar produtos hipoalergênicos e lavar as mãos após a exposição a substâncias que podem provocar irritação. No caso de problemas que surgiram no ambiente de trabalho, é indicado o uso de vestimentas adequadas como luvas, calçados e uniformes, por exemplo.