Dermatite seborreica
Quando suspeitar
Aparecimento de vermelhidão e descamação na face, laterais do nariz, sobrancelhas, couro cabeludo e orelhas. Caspa no couro cabeludo. Coceira. Leve perda de cabelo. Pode ter relação com alergias, situações de fadiga ou estresse emocional, baixa temperatura, álcool, medicamentos e excesso de oleosidade.
Porque tratar
A dermatite seborreica é uma condição crônica e benigna mas que gera um aspecto “descuidado” afetando a vida social do paciente.
Nossa conduta
- Diagnóstico: clínico.
- Tratamento: inclui desde medidas gerais como lavagens mais frequentes; interrupção do uso de sprays, pomadas e géis para o cabelo; o não uso de chapéus ou bonés; o uso de xampus que contenham ácido salicílico, alcatrão, selênio, enxofre, zinco e antifúngicos; até medidas específicas como o uso de cremes/pomadas também com antifúngicos e, eventualmente, com corticosteróide.
- Prevenção: cuidados especiais com a higiene e o uso de xampu adequado ao tipo de cabelo, retirar completamente o xampu e o condicionador dos cabelos quando lavar a cabeça. Controle do stress. Alterar alguns hábitos e eliminar os fatores reguladores, como má alimentação, tabagismo e consumo de bebida alcoólica. Não tomar banhos muito quentes; enxugar-se bem antes de se vestir; usar roupas que não retenham o suor.