Rosácea
Quando suspeitar
Em adultos entre 30 e 50 anos, mais frequentemente mulheres, onde ocorre vermelhidão (eritema) e vasinhos (telangiectasias) na região central da face, acompanhadas de pápulas e pústulas. Em geral apontam relação do quadro com stress, ingestão de álcool, condimentos e mudanças bruscas de temperatura.
Frequentemente, surgem sintomas oculares, de olho seco e sensível à inflamação nas bordas palpebrais (blefarite).
Porque tratar
Porque apesar de ser benigna, é crônica, com episódios de recidivas. Habitualmente os pacientes se sentem desconfortáveis pelo aspecto vermelho e tem dificuldade na escolha de produtos de uso diário pois a pele é extremamente sensível.
Nossa conduta
- Diagnóstico: clínico.
- Tratamento: O tratamento se inicia com sabonetes adequados; protetor solar com elevada proteção contra UVA e UVB e com veículo adequado à pele do paciente; e uso de antimicrobianos tópicos (Metronidazol, Ivermectina). Depois dessa fase, pode ser preciso o uso de derivados de tetraciclina (Doxiciclina e outros) orais. Em casos persistentes e recidivantes, se utiliza Isotretinoína oral em dose baixa. A Brimonidina tópica pode ser útil para o eritema não persistente, periódico, que vem em surtos (flushing). O laser ou a luz pulsada são excelentes para tratamento das telangiectasias. Para o rinofima, a abordagem pode ser cirurgia, radiofrequência, dermoabrasão ou laser. Muito importante a consulta e o acompanhamento também de oftalmologista.
- Prevenção: se evitam crises controlando desencadeantes como bebidas alcoólicas, exposição solar, vento, frio e ingestão de alimentos quentes e/ou condimentados.