Verrugas
Quando suspeitar
Surgimento de lesões elevadas, cor da pele, endurecidas e ásperas isoladas ou agrupadas, em número variável. Encontram-se com frequência em áreas sujeitas a maior trauma, como mãos, dedos, cotovelos, joelhos e ao redor das unhas (verrugas periungueais. Também são frequentes na planta dos pés onde recebem o nome popular de “olho de peixe”.
Porque tratar
Verrugas são causadas por um tipo de HPV, ou seja, são virais, sendo assim, apresentam dois aspectos: podem involuir espontaneamente sem necessidade de medicação, entretanto, existe risco de disseminação do vírus para outras pessoas e o surgimento de novas lesões no próprio indivíduo pela autocontaminação.
Nossa conduta
- Diagnóstico: clínico.
- Tratamento: podem ser usados medicamentos tópicos em domicílio ou cauterização com ácidos e frio em consultório. As verrugas anogenitais são mais difíceis de serem tratadas, podendo ser necessária não só uma combinação de terapias como, em muitos casos, cirurgias para a retirada das lesões. Por causa do risco de provocar câncer, esse tipo deve ser tratado com muita atenção.
- Prevenção: evitar contato com as lesões de outras pessoas. Quando em local público, evitar andar descalço. As vacinas contra o HPV estão indicadas para prevenção da infecção genital, reduzindo o risco de evolução para o câncer genital. É indicada para meninas, a partir dos 9 anos, e meninos, de 12 e 13 anos, por enquanto.