Saúde da Pele

Vitiligo

Quando suspeitar

Se ocorre pela perda da coloração da pele, ou seja, manchas brancas na pele com uma distribuição característica.  É dito Segmentar ou Unilateral quando se manifesta apenas em uma parte do corpo, aparece normalmente quando o paciente ainda é jovem. Pelos e cabelos também podem perder a coloração. Já o tipo Não segmentar ou Bilateral é o mais comum; manifesta-se nos dois lados do corpo, por exemplo, duas mãos, dois pés, dois joelhos. Em geral, as manchas surgem inicialmente em extremidades como mãos, pés, nariz e boca. Há ciclos de perda de cor e épocas em que a doença se desenvolve. Depois, há períodos de estagnação. Estes ciclos ocorrem durante toda a vida; a duração dos ciclos e as áreas despigmentadas tendem a se tornar maiores com o tempo.

Porque tratar

As lesões provocadas pela doença, não raro, impactam negativamente a qualidade de vida e a autoestima.

Nossa conduta

  1. Diagnóstico: clínico auxiliado pelo exame com lâmpada de Wood.
  2. Tratamento: visa cessar o aumento das lesões (estabilização do quadro) e também a repigmentação da pele ( tacrolimus,  derivados de vitamina D e corticosteróides). A fototerapia com radiação ultravioleta B banda estreita (UVB-nb) é indicada para quase todas as formas de vitiligo, com resultados excelentes, principalmente para lesões da face e tronco. Pode ser usada também a fototerapia com ultravioleta A (PUVA). Também se pode empregar tecnologias como o laser, bem como técnicas cirúrgicas ou de transplante de melanócitos.
  3. Prevenção: pacientes devem evitar fatores que possam precipitar o aparecimento de novas lesões ou acentuar as já existentes, como usar roupas apertadas, ou que provoquem atrito ou pressão sobre a pele, e diminuir a exposição solar. Controlar o estresse é outra medida bem-vinda.
Open chat
Olá, podemos ajudar?
Oi, em que posso ajudar?